domingo, 24 de março de 2013

O Romantismo no Brasil...



ROMANTISMO NO BRASIL – A PROSA

O ROMANTISMO TEVE AMPLA ACEITAÇÃO ENTRE OS LEITORES DE LITERATURA NO BRASIL. ISSO SE DEVE PRINCIPALMENTE A DOIS FATORES: A IDENTIFICAÇÃO IMEDIATA DO PÚBLICO COM A POESIA ROMÂNTICA, DE COMUNICAÇÃO DIRETA E ACESSÍVEL, E O APARECIMENTO DO ROMANCE EM NOSSO PAÍS, UM GÊNERO LITERÁRIO NOVO, QUE AGRADAVA AO PÚBLICO BURGUÊS PELO FATO DE ABORDAR TEMAS COMUNS DA VIDA COTIDIANA.

O ROMANCE E O FOLHETIM

TANTO NA EUROPA QUANTO NO BRASIL, O ROMANCE SURGIU SOB A FORMA DE FOLHETIM, PUBLICAÇÃO DIÁRIA, EM JORNAIS, DE CAPÍTULOS DE DETERMINADA OBRA LITERÁRIA. ASSIM, AO MESMO TEMPO QUE AMPLIAVA O PÚBLICO LEITOR DE JORNAIS, O FOLHETIM AMPLIAVA O PÚBLICO DE LITERATURA.

INICIALMENTE, OS FOLHETINS PUBLICADOS NO BRASIL ERAM TRADUÇÕES DE OBRAS ESTRANGEIRAS; POSTERIORMENTE FORAM LANÇADAS PRODUÇÕES NACIONAIS. SEU PÚBLICO LEITOR, FORMADO PRINCIPALMENTE POR MULHERES, INCLUÍA TAMBÉM ESTUDANTES, COMERCIANTES, MILITARES E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.

O FOLHETIM DESAPARECEU NO SÉCULO XIX, ENQUANTO O ROMANCE EVOLUIU. FOI OBJETO DE NOVAS EXPECTATIVAS E TEM SUA ESTRUTURA MODIFICADA. APESAR DISSO, O GÊNERO DO FOLHETIM FOI RETOMADO NA LITERATURA NA DÉCADA DE 1970 PELO ESCRITOR MÁRCIO DE SOUZA, COM SEU GALVEZ, O IMPERADOR DO ACRE.

ROMANCE BRASILEIRO E A IDENTIDADE NACIONAL

COM A INDEPENDÊNCIA, EM 1822, OS ARTISTAS E INTELECTUAIS BRASILEIROS EMPENHARAM-SE EM DEFINIR UMA IDENTIDADE CULTURAL DO PAÍS. AFINAL, O QUE ERA SER BRASILEIRO NAQUELE MOMENTO? QUAL A NOSSA LÍNGUA, NOSSA RAÇA, NOSSO PASSADO HISTÓRICO, NOSSOS COSTUMES E TRADIÇÕES?

O ROMANCE, MUITO MAIS DO QUE A POESIA, PROCUROU DAR RESPOSTAS A ESSAS PERGUNTAS, ASSUMINDO O PAPEL DE PRINCIPAL INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA. ASSIM, PROCURANDO “RE-DESCOBRIR” O PAÍS, O RAMANCE BRASILEIRO ESTÁ RADICALMENTE LIGADO AO RECONHECIMENTO DOS ESPAÇOS NACIONAIS, IDENTIFICADOS COMO A SELVA, O CAMPO E A CIDADE, QUE DERAM ORIGEM, RESPECTIVAMENTE, AO ROMANCE INDIANISTA E HISTÓRICO (A VIDA PRIMITIVA), O ROMANCE REGIONAL (A VIDA RURAL) E O RAMANCE URBANO (A VIDA CITADINA). JOSÉ DE ALENCAR, POR EXEMPLO, O MAIOR ROMANCISTA DE NOSSO ROMANTISMO, ESCREVEU OBRAS QUE ENFOCARAM ESSES TRÊS ESPAÇOS, COMO O GUARANI, ROMANCE HISTÓRICO-INDIANISTA; O GAÚCHO, ROMANCE REGIONAL; E SENHORA, ROMANCE URBANO.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA PROSA ROMÂNTICA:
·      SENTIMENTALISMO;
·      IMPASSE AMOROSO, COM FINAL FELIZ E TRÁGICO;
·      OPOSIÇÃO AOS VALORES SOCIAIS;
·      PERIPÉCIA;
·      FLASH BACK NARRATIVO;
·      O AMOR COMO REDENÇÃO;
·      IDEALIZAÇÃO DO HERÓI;
·      IDEALIZAÇÃO DA MULHER;
·      PERSONAGENS PLANAS;
·      LINGUAGEM METAFÓRICA.

ROMANCE INDIANISTA

O INDIANISMO FOI UMA DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO ROMANTISMO BRASILEIRO. DELE SAÍRAM, TANTO NA POESIA QUANTO NA PROSA, ALGUMAS DAS MELHORES REALIZAÇÕES DA NOSSA LITERATURA ROMÂNTICA. NA POESIA DESTACOU-SE GONÇALVES DIAS E NA PROSA, JOSÉ DE ALENCAR.
O PRESTÍGIO DESSA CORRENTE ENTRE O PÚBLICO FOI AMPLO E IMEDIATO. VÁRIOS FATORES CONTRIBUÍRAM PARA SUA IMPLANTAÇÃO E SOLIDIFICAÇÃO EM NOSSA CULTURA, TAIS COMO:

·      TRADIÇÃO INDIANISTA COLONIAL – A VIDA E OS COSTUMES DOS ÍNDIOS SEMPRE DESPERTARAM CURIOSIDADE E INTERESSE. JÁ NOS SÉCULOS XVI E XVII TINHAM SIDO ESCRITAS CARTAS, TRATADOS E POEMAS EM TORNO DO ÍNDIO BRASILEIRO. NO SÉCULO XVIII, A ÉPICA DE BASÍLIO DA GAMA E A DE SANTA RITA DURÃO DERAM CONTINUIDADE AO TEMA;
·      O ÍNDIO VISTO COMO O “BOM SELVAGEM” – AS IDEIAS DO PENSADOR ILUMINISTA E PRÉ-ROMÂNTICO JEAN-JACQUES ROUSSEAU TIVERAM AMPLA ACEITAÇÃO ENTRE OS ROMÂNTICOS BRASILEIROS. PARTINDO DO PRINCÍPIO DE QUE O HOMEM É ORIGINALMENTE PURO, MAS SE CORROMPE AO ENTRAR EM CONTATO COM A CIVILIZAÇÃO, ROUSSEAU VIA NO HOMEM PRIMITIVO, NO SELVAGEM, O MODELO DE SER HUMANO. TANTO O ÍNDIO QUANTO O PRÓPRIO BRASIL PASSARAM A SER VISTOS COMO PARTES DE UM “PARAÍSO AMERICANO”, A SALVO DA DECADÊNCIA DA CIVILIZAÇÃO EUROPEIA;
·      O ÍNDIO COMO SÍMBOLO DE NACIONALIDADE – NA TENTATIVA DE DEFINIR A ETNIA BRASILEIRA, OS ESCRITORES ROMÂNTICOS CONSTATARAM QUE O ÍNDIO ERA O VERDADEIRO REPRESENTANTE DA RAÇA BRASILEIRA, MAIS QUE O BRANCO E O NEGRO. A SIMPATIA PELO ÍNDIO ERA RESULTADO TAMBÉM DO TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO FEITO PELOS JESUÍTAS NO SENTIDO DE PRESERVAR A LIBERDADE DOS SILVÍCOLAS.

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