ROMANTISMO NO BRASIL – A PROSA
O ROMANTISMO TEVE
AMPLA ACEITAÇÃO ENTRE OS LEITORES DE LITERATURA NO BRASIL. ISSO SE DEVE
PRINCIPALMENTE A DOIS FATORES: A IDENTIFICAÇÃO IMEDIATA DO PÚBLICO COM A POESIA
ROMÂNTICA, DE COMUNICAÇÃO DIRETA E ACESSÍVEL, E O APARECIMENTO DO ROMANCE EM
NOSSO PAÍS, UM GÊNERO LITERÁRIO NOVO, QUE AGRADAVA AO PÚBLICO BURGUÊS PELO FATO
DE ABORDAR TEMAS COMUNS DA VIDA COTIDIANA.
O ROMANCE E O FOLHETIM
TANTO NA EUROPA
QUANTO NO BRASIL, O ROMANCE SURGIU SOB A FORMA DE FOLHETIM, PUBLICAÇÃO DIÁRIA,
EM JORNAIS, DE CAPÍTULOS DE DETERMINADA OBRA LITERÁRIA. ASSIM, AO MESMO TEMPO
QUE AMPLIAVA O PÚBLICO LEITOR DE JORNAIS, O FOLHETIM AMPLIAVA O PÚBLICO DE
LITERATURA.
INICIALMENTE, OS
FOLHETINS PUBLICADOS NO BRASIL ERAM TRADUÇÕES DE OBRAS ESTRANGEIRAS;
POSTERIORMENTE FORAM LANÇADAS PRODUÇÕES NACIONAIS. SEU PÚBLICO LEITOR, FORMADO
PRINCIPALMENTE POR MULHERES, INCLUÍA TAMBÉM ESTUDANTES, COMERCIANTES, MILITARES
E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.
O FOLHETIM
DESAPARECEU NO SÉCULO XIX, ENQUANTO O ROMANCE EVOLUIU. FOI OBJETO DE NOVAS
EXPECTATIVAS E TEM SUA ESTRUTURA MODIFICADA. APESAR DISSO, O GÊNERO DO FOLHETIM
FOI RETOMADO NA LITERATURA NA DÉCADA DE 1970 PELO ESCRITOR MÁRCIO DE SOUZA, COM
SEU GALVEZ, O IMPERADOR DO ACRE.
ROMANCE BRASILEIRO E A IDENTIDADE NACIONAL
COM A INDEPENDÊNCIA,
EM 1822, OS ARTISTAS E INTELECTUAIS BRASILEIROS EMPENHARAM-SE EM DEFINIR UMA
IDENTIDADE CULTURAL DO PAÍS. AFINAL, O QUE ERA SER BRASILEIRO NAQUELE MOMENTO?
QUAL A NOSSA LÍNGUA, NOSSA RAÇA, NOSSO PASSADO HISTÓRICO, NOSSOS COSTUMES E
TRADIÇÕES?
O ROMANCE, MUITO
MAIS DO QUE A POESIA, PROCUROU DAR RESPOSTAS A ESSAS PERGUNTAS, ASSUMINDO O
PAPEL DE PRINCIPAL INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA. ASSIM,
PROCURANDO “RE-DESCOBRIR” O PAÍS, O RAMANCE BRASILEIRO ESTÁ RADICALMENTE LIGADO
AO RECONHECIMENTO DOS ESPAÇOS NACIONAIS, IDENTIFICADOS COMO A SELVA, O CAMPO E
A CIDADE, QUE DERAM ORIGEM, RESPECTIVAMENTE, AO ROMANCE
INDIANISTA E HISTÓRICO (A VIDA PRIMITIVA), O ROMANCE REGIONAL (A VIDA RURAL) E O RAMANCE URBANO (A VIDA CITADINA). JOSÉ DE
ALENCAR, POR EXEMPLO, O MAIOR ROMANCISTA DE NOSSO ROMANTISMO, ESCREVEU OBRAS
QUE ENFOCARAM ESSES TRÊS ESPAÇOS, COMO O GUARANI,
ROMANCE HISTÓRICO-INDIANISTA; O GAÚCHO,
ROMANCE REGIONAL; E SENHORA, ROMANCE URBANO.
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA PROSA
ROMÂNTICA:
·
SENTIMENTALISMO;
·
IMPASSE AMOROSO,
COM FINAL FELIZ E TRÁGICO;
·
OPOSIÇÃO AOS
VALORES SOCIAIS;
·
PERIPÉCIA;
·
FLASH BACK
NARRATIVO;
·
O AMOR COMO
REDENÇÃO;
·
IDEALIZAÇÃO DO
HERÓI;
·
IDEALIZAÇÃO DA
MULHER;
·
PERSONAGENS
PLANAS;
·
LINGUAGEM
METAFÓRICA.
ROMANCE INDIANISTA
O INDIANISMO FOI UMA
DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO ROMANTISMO BRASILEIRO. DELE SAÍRAM, TANTO NA
POESIA QUANTO NA PROSA, ALGUMAS DAS MELHORES REALIZAÇÕES DA NOSSA LITERATURA
ROMÂNTICA. NA POESIA DESTACOU-SE GONÇALVES DIAS E NA PROSA, JOSÉ DE ALENCAR.
O PRESTÍGIO DESSA
CORRENTE ENTRE O PÚBLICO FOI AMPLO E IMEDIATO. VÁRIOS FATORES CONTRIBUÍRAM PARA
SUA IMPLANTAÇÃO E SOLIDIFICAÇÃO EM NOSSA CULTURA, TAIS COMO:
·
TRADIÇÃO INDIANISTA COLONIAL – A VIDA E OS COSTUMES DOS ÍNDIOS SEMPRE DESPERTARAM
CURIOSIDADE E INTERESSE. JÁ NOS SÉCULOS XVI E XVII TINHAM SIDO ESCRITAS CARTAS,
TRATADOS E POEMAS EM TORNO DO ÍNDIO BRASILEIRO. NO SÉCULO XVIII, A ÉPICA DE
BASÍLIO DA GAMA E A DE SANTA RITA DURÃO DERAM CONTINUIDADE AO TEMA;
·
O ÍNDIO VISTO COMO O “BOM SELVAGEM” – AS IDEIAS DO PENSADOR ILUMINISTA E PRÉ-ROMÂNTICO
JEAN-JACQUES ROUSSEAU TIVERAM AMPLA ACEITAÇÃO ENTRE OS ROMÂNTICOS BRASILEIROS.
PARTINDO DO PRINCÍPIO DE QUE O HOMEM É ORIGINALMENTE PURO, MAS SE CORROMPE AO
ENTRAR EM CONTATO COM A CIVILIZAÇÃO, ROUSSEAU VIA NO HOMEM PRIMITIVO, NO
SELVAGEM, O MODELO DE SER HUMANO. TANTO O ÍNDIO QUANTO O PRÓPRIO BRASIL
PASSARAM A SER VISTOS COMO PARTES DE UM “PARAÍSO AMERICANO”, A SALVO DA
DECADÊNCIA DA CIVILIZAÇÃO EUROPEIA;
·
O ÍNDIO COMO SÍMBOLO DE NACIONALIDADE – NA TENTATIVA DE DEFINIR A ETNIA BRASILEIRA, OS
ESCRITORES ROMÂNTICOS CONSTATARAM QUE O ÍNDIO ERA O VERDADEIRO REPRESENTANTE DA
RAÇA BRASILEIRA, MAIS QUE O BRANCO E O NEGRO. A SIMPATIA PELO ÍNDIO ERA
RESULTADO TAMBÉM DO TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO FEITO PELOS JESUÍTAS NO SENTIDO
DE PRESERVAR A LIBERDADE DOS SILVÍCOLAS.
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