Home office: 5 dicas para
ter foco e ser produtivo trabalhando de casa
Compilamos dicas publicadas na Harvard Business Review para uma rotina
profissional com mais entregas e menos procrastinação
Revista Carta Capital
A facilidade
com que se dissemina o vírus Covid-19 (novo coronavírus), causador da atual
pandemia, fez com que muitas empresas adotassem o trabalho por home office. Assim, efetiva-se com mais
homogeneidade a distância social, um dos fatores que pode ajudar a desacelerar a
dissipação do vírus.
O esquema
por home office, no entanto, não vem sem desafios.
De um lado, além dos benefícios frente aos riscos de saúde, o profissional não precisa sair de casa, evita gastar dinheiro com
transporte, se preocupar com o trânsito ou em gastar seu tempo com conversas
que distraem. De outro: pode ser mais fácil procrastinar e perder o foco
ao trabalhar sem a “supervisão” dos colegas ou muito perto de objetos de lazer
ou descanso.
Nesse
contexto, uma coisa é certa: o home office exige disciplina. Em um artigo para
a Harvard Business Review, a coach Elizabeth
Grace Saunders, que tem mais de uma década de experiência trabalhando de casa,
oferece algumas dicas para tornar essa experiência mais agradável e produtiva.
Em outro artigo para
a mesma publicação, Carolyn O’Hara, escritora e editora, destaca o que é
imprescindível para ser eficiente ao fazer home office.
Compilamos as melhores dicas de ambas, confira!
Como
para manter o foco em trabalho home office
Dica
1: Estabeleça um horário de trabalho
Não é só porque
você pode começar a qualquer hora que deva começar a qualquer hora: isso torna
a linha que separa seu tempo pessoal do profissional ainda mais difícil de
enxergar.
“Eu me perguntava:
se eu estivesse em um escritório, faria essa tarefa durante o dia? Se a
resposta fosse não, sabia que precisava fazer essa atividade antes ou depois do
horário de trabalho”, escreve Saunders.
Lembre-se que cada
um é diferente, então se para você uma ida ao museu ou um café à tarde com um
amigo não atrapalham seu rendimento, não precisa ir ao extremo de se manter
100% focado dentro de uma dada faixa de horário.
O importante é
entender quais são os obstáculos para sua produtividade e então estabelecer
quais deles você não vai fazer durante o tempo de trabalho.
Dica
2: Estruture seu dia
Quando você chega
num escritório, é fácil imitar o que os outros estão fazendo e começar logo a
trabalhar. Se seu escritório é sua casa, é útil ter um guia.
“Maximize a
eficácia de seu tempo em casa ao estruturá-lo como um dia típico de trabalho”,
sugere Saunders. “Definir uma programação não apenas dá estrutura para o dia,
mas também ajuda você a se manter motivado”, acrescenta O`Hara.
Isso pode se dar de
diversas maneiras, de reservar blocos de tempo para reuniões, ligações,
determinadas tarefas ou pensamento criativo a blecautes de e-mail, aqueles
períodos em que você está proibido de se distrair.
Para a
escritora O`Hara, leva algumas semanas para entender qual é seu melhor ritmo de
trabalho em casa. Vale, para ajudar, determinar expectativas realistas do que
se quer realizar durante um dia.
Outra dica é fazer
uma lista das tarefas do dia – se fizer na noite anterior, melhor ainda – e
encaixá-las dentro de certos períodos de tempo. Assim, você garante que não
está esquecendo de nada importante.
Dica
3: Faça pausas regulares
Pode ser tentador
trabalhar sem parar, principalmente se você estiver tentando provar que é
produtivo em casa. Mas é vital fazer intervalos regulares – e até melhor para a
produtividade, explica O`Hara. “Pesquisadores de uma empresa de mídia social
rastrearam recentemente os hábitos de seus funcionários mais produtivos. Eles
descobriram que os melhores trabalhadores normalmente trabalhavam intensamente
por cerca de 52 minutos e depois faziam um intervalo de 17 minutos.”
A explicação, em
partes, é que essas pausas têm efeito “restaurador”. Pode ser tão simples
quanto olhar pela janela ou ler o jornal, qualquer coisa que dê ao seu cérebro
a oportunidade de se recuperar brevemente.
Dica
4: Estabeleça limites com os outros
“Quando você
trabalha em casa, é fácil deixar a sua vida profissional se confundir com sua
vida pessoal”, destaca O`Hara. “Se você estabelece expectativas e se atém a
elas – por exemplo, realmente parar de trabalhar às 17h –, as pessoas entendem
seus limites ao invés de assumirem que você está disponível”, escreve a coach,
por sua vez.
Além disso, não é
só porque você está de home office que está de folga ou
disponível para conversar, e seus amigos e familiares precisam saber
disso. Ter um espaço específico para trabalhar de casa, como escritório ou
quarto em que é possível fechar a porta, também ajuda nessa divisão.
Em outro ponto,
como a visibilidade pode ser um fator importante para crescer na carreira, faça
um “check-in” sempre que possível com colegas e superiores. Diga às pessoas o
que você está fazendo, o que cumpriu no dia, etc.
Dica
5: Mantenha-se conectado
“O isolamento
prolongado pode levar a uma menor produtividade e motivação. Portanto, se você
não tem um emprego que exija horário de trabalho diário com outras pessoas, é
necessário fazer um esforço extra para permanecer conectado”, destaca O`Hara.
Para ajudar, use as
mídias sociais para falar com amigos e o LinkedIn para aquecer sua rede de
contatos profissionais.
Para lembrar!
A escritora O`Hara
resume o principal a se ter em mente (e praticar) durante o período de home
office.
Faça:
·
Um cronograma de trabalho, informe-o e cumpra-o
·
Concentre-se no que você realizou no final de cada
dia para se manter motivado
·
Crie um espaço de trabalho dedicado e informe sua
família que você não está disponível durante o horário de trabalho
Não
faça:
·
Tente trabalhar o dia todo sem intervalos regulares
– sua produtividade e motivação sofrerão
·
Isole-se – faça o possível para conectar-se com os
outros
·
Negligencie o check-in regularmente com colegas e
chefes – é importante dar visibilidade sobre si, mesmo fora do escritório
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