quarta-feira, 23 de maio de 2018


Leia o texto que foi retirado da revista Língua Portuguesa e responda as questões que seguem.


Caçadores de cópias
A tecnologia a serviço da detecção de plágios na rede
            Longe de ser vilã da era moderna, a internet ampliou nossa consciência da linguagem ao democratizar o conhecimento, e se por um lado facilitou decalques em série, por outro ajudou na detecção deles por meio do cruzamento de dados. Basta digitar uma frase conhecida em mecanismos de busca como ‘Google’ e ‘Bing’, por exemplo, para descobrir as mais variadas ocorrências de uma expressão na rede, com resultado que vão desde trivialidades creditadas erroneamente a escritores famosos até plágios os mais descarados.
            - Há alguns anos, quando um aluno me apresentou uma conclusão de produção impressa, digitei uma frase aleatória na ferramenta de busca do Google e encontrei o texto na íntegra, mais de uma vez replicado em sites e blogs. Ao ser questionado, ele afirmou ser de sua autoria. Com 14 anos, já tinha consciência do que estava fazendo. O aluno foi advertido – relata a assessora pedagógica Maria Cristina Lindstron, que possui  mais de 20 anos de experiência com o ensino fundamental e médio.
            Ao que parece, no “vale tudo” da blogosfera e das redes sociais, em que retuítes, citações e compartilhamentos de conteúdos alheios são parte indissociável da atividade dos internautas, a autoria é quase um detalhe, uma nota de rodapé sem muita importância. É nesse contexto que professores e educadores devem manter-se antenados nas novas tecnologias, sendo capazes de usá-las a seu favor no combate ao plágio.
            Fruto da necessidade acadêmica de atestar a originalidade de trabalhos de pesquisa, algumas ferramentas foram desenvolvidas especificamente para detectar o plágio de textos. Uma delas o Plagius [www.plagius.com], trabalha com diversos formatos de arquivos (doc, pdf, rtf, etc.), fornecendo relatórios detalhados sobre ocorrências semelhantes na internet e suspeitas de decalque. O Farejador de plágio [www.farejadordeplagio.com.br], por sua vez, também vasculha a internet atrás de plágios do arquivo-alvo, pesquisando inclusive “trechos saltados” em obras para serem analisados posteriormente.
            Então, quando produzimos textos é necessário que tenhamos um cuidado redobrado para que não façamos plágios, pois quem escreveu o texto tem o direito de assinar pelo texto que produziu.
1 – Qual o tema do texto?
2 – Qual o título e o subtítulo?
3 – quantos parágrafos tem o texto?
4 – Identifique a ideia de cada parágrafo do texto.
5 – Por que o segundo parágrafo tem um travessão no início do parágrafo? Justifique.
6 – Na linha 3ª linha do texto tem a palavra ‘decalque’ dentro do contexto você identifica o significado dessa palavra? Explique.
7 – O que é plágio?
8 – Na produção de um texto dissertativo argumentativo para o ENEM é permitido que você use palavras como a última do primeiro parágrafo do texto? Explique.
9 – No segundo parágrafo inicia-se com ‘Há’ poderia ser trocado por ‘a’ sem quebra do sentido? Explique.

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