segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

As diferenças sociolinguísticas...


As diferenças sociolinguísticas
Andréa Gláucia de Souza



Os brasileiros ditos letrados são exatamente aqueles que têm um poder aquisitivo médio a alto e que desvalorizam qualquer que seja os pertencentes a classes sociais inferiores à sua. Isso mostra que o aspecto econômico ainda é preponderante, num país em que a riqueza de cultura é imensa, e que possui riquezas em detalhes, tanto de linguagem quanto de expressão. Muitas vezes são os iletrados que fazem a cultura crescer no Brasil, sem apoio financeiro ou educacional, deixando o país mais vivo.

O ensino de Língua Portuguesa tem sido muito discutido, não só no âmbito educacional, mas também na sociedade como um todo, porque é através dela que se consegue o domínio da leitura e escrita, possibilitando um entendimento intelectual e de vida. Os(as) alunos(as) que estão saindo das escolas têm estas deficiências graves relacionados ao português, na maioria das vezes decoram regras sem contexto algum e quando precisam produzir textos ou mesmo ler não sabem como fazê-lo e, por conseguinte, tem-se uma sociedade iletrada.

Este ensino é visto de forma complicada tanto pelos alunos(as) quanto pelos professores que de certa forma dificultam o aprendizado destes alunos(as). O fracasso escolar está relacionado com o processo de aprendizagem, pois o(a) aluno(a) bem alfabetizado chegará com melhor desempenho nas séries seguintes, ou seja, o(a) aluno(a) letrado tem maiores possibilidades de sucesso em outras disciplinas, irá ler bem e entender o que foi lido, deixando a sociedade mais “descomplicada” em relação à língua que utiliza e com maior senso crítico do que está sendo dito no mundo. 

A dificuldade de escrever o que está pensando ou falando é justamente de adequar a oralidade à norma culta, que é vista nas escolas separadamente sem contextualizá-las, ditando e fazendo com que o(a) aluno(a) decore regras gramaticais sem critério algum. Sem considerar que o(a) aluno(a) tem o seu repertório lingüístico próprio do meio em que vive, seus conhecimentos prévios que poderiam ser usados para o entendimento e aprendizado dele. Por isso, a sociolingüística vem para descomplicar o ensino de Língua Portuguesa.

Adentrar no mundo do(a) aluno(a) com uma linguagem mais simples é tentar ficar mais perto dele possibilitando um melhor aproveitamento do conteúdo, um relacionamento mais próximo e harmônico. Isso não quer dizer que esse professor(a) vai deixar de ensinar que a escrita é diferente da oralidade e que é preciso aprender regras para conseguir escrever bem, mas também não vai desvalorizar a linguagem e os dizeres do cotidiano do seu aluno.



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