As diferenças sociolinguísticas
Andréa Gláucia de Souza
Os
brasileiros ditos letrados são exatamente aqueles que têm um poder aquisitivo
médio a alto e que desvalorizam qualquer que seja os pertencentes a classes
sociais inferiores à sua. Isso mostra que o aspecto econômico ainda é
preponderante, num país em que a riqueza de cultura é imensa, e que possui
riquezas em detalhes, tanto de linguagem quanto de expressão. Muitas vezes são
os iletrados que fazem a cultura crescer no Brasil, sem apoio financeiro ou
educacional, deixando o país mais vivo.
O
ensino de Língua Portuguesa tem sido muito discutido, não só no âmbito
educacional, mas também na sociedade como um todo, porque é através dela que se
consegue o domínio da leitura e escrita, possibilitando um entendimento
intelectual e de vida. Os(as) alunos(as) que estão saindo das escolas têm estas
deficiências graves relacionados ao português, na maioria das vezes decoram
regras sem contexto algum e quando precisam produzir textos ou mesmo ler não
sabem como fazê-lo e, por conseguinte, tem-se uma sociedade iletrada.
Este
ensino é visto de forma complicada tanto pelos alunos(as) quanto pelos
professores que de certa forma dificultam o aprendizado destes alunos(as). O
fracasso escolar está relacionado com o processo de aprendizagem, pois o(a)
aluno(a) bem alfabetizado chegará com melhor desempenho nas séries seguintes,
ou seja, o(a) aluno(a) letrado tem maiores possibilidades de sucesso em outras
disciplinas, irá ler bem e entender o que foi lido, deixando a sociedade mais
“descomplicada” em relação à língua que utiliza e com maior senso crítico do
que está sendo dito no mundo.
A
dificuldade de escrever o que está pensando ou falando é justamente de adequar
a oralidade à norma culta, que é vista nas escolas separadamente sem
contextualizá-las, ditando e fazendo com que o(a) aluno(a) decore regras
gramaticais sem critério algum. Sem considerar que o(a) aluno(a) tem o seu
repertório lingüístico próprio do meio em que vive, seus conhecimentos prévios
que poderiam ser usados para o entendimento e aprendizado dele. Por isso, a
sociolingüística vem para descomplicar o ensino de Língua Portuguesa.
Adentrar
no mundo do(a) aluno(a) com uma linguagem mais simples é tentar ficar mais
perto dele possibilitando um melhor aproveitamento do conteúdo, um
relacionamento mais próximo e harmônico. Isso não quer dizer que esse professor(a)
vai deixar de ensinar que a escrita é diferente da oralidade e que é preciso
aprender regras para conseguir escrever bem, mas também não vai desvalorizar a
linguagem e os dizeres do cotidiano do seu aluno.
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