sábado, 16 de setembro de 2017

Análise de uma redação nota 1000

O ser humano é social: necessita viver em comunidade e estabelecer relações interpessoais. Porém, embora intitulado, sob a perspectiva aristotélica, político e naturalmente sociável, inúmeras de suas antiéticas práticas corroboram o contrário. No que tange à questão religiosa no país, em contraposição à laicização do Estado, vigora a intolerância no Brasil, a qual é resultado da consonância de um governo inobservante à Constituição Federal e uma nação alienada ao extremo.
Não obstante, apesar de a formação brasileira ser oriunda da associação de díspares crenças, o que é fruto da colonização, atitudes preconceituosas acarretam a incrédula continuidade de constantes ataques a religiões, principalmente de matriz africana. Diante disso, a união entre uma pátria cujo obsoleto ideário ainda prega a supremacia do cristianismo ortodoxo e um sistema educacional em que o estudo acerca das disparidades religiosas é escasso corrobora a cristalização do ilegítimo desrespeito à religiosidade no país.
Sob essa conjectura, a tese marxista disserta acerca da inescrupulosa atuação do Estado, que assiste apenas a classe dominante. Dessa forma, alienados pelo capitalismo selvagem e pelos subvertidos valores líquidos da atualidade, os governantes negligenciam a necessidade fecunda de mudança dessa distópica realidade envolta na intolerância religiosa no país. Assim, as nefastas políticas públicas que visem a coibir o vilipêndio à crença – ou descrença, no caso do ateísmo – alheia, como o estímulo às denúncias, por exemplo, fomentam a permanência dessas incoerentes práticas no Brasil. Porém, embora caótica, essa situação é mutável.
Convém, portanto, que, primordialmente, a sociedade civil organizada exija do Estado, por meio de protestos, a observância da questão religiosa no país. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação a criação de um programa escolar nacional que vise a contemplar as diferenças religiosas e o respeito a elas, o que deve ocorrer mediante o fornecimento de palestras e peças teatrais que abordem essa temática. Paralelamente, ONGs devem corroborar esse processo a partir da atuação em comunidades com o fito de distribuir cartilhas que informem acerca das alternativas de denúncia dessas desumanas práticas, além de sensibilizar a pátria para a luta em prol da tolerância religiosa."
O tema do texto era: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. ENEM/2016

1 – Identifique em cada parágrafo a ideia principal e se houver a ideia secundária.

2 – Identifique em cada parágrafo os recursos coesivos usados pela autora do texto.

3 – Quais as palavras que você não conhece dentro do texto e seus respectivos significados.

4 - Por que esse assunto se tornou polêmico e preocupante nos últimos anos?

5 - No último parágrafo é apresentada uma proposta de intervenção. Qual a importância de pensar numa proposta de intervenção?

6 – A partir do resumo das ideias de cada parágrafo, pode-se concluir que, para ser coeso e coerente, um texto deve apresentar: certas repetições ou retomadas de elementos; progressão, isto é, o acréscimo de outras ideias coerentes ou informações novas sobre o tema; relação entre as ideias, que devem estar numa sequência organizada e lógica. Em sua opinião, o texto em estudo apresenta essas características? Justifique sua resposta com base no texto.

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